DIAGNÓSTICOS PRECISOS
QUANDO VOCÊ MAIS PRECISA


EXAMES E PROCEDIMENTOS


Localizado dentro da Clinica Imagem, a central de exames Endogastro, conta com uma estrutura completa para realizar procedimentos endoscópicos com máxima segurança e qualidade. Um centro médico moderno com equipamentos, equipe qualificada e atendimento especializado. 


Agende seu exame

(48) 3229 7777

Agende pelo Whatsapp

(48) 99842 5522

Pré-Agendamento Online

http://endogastro.com.br/wp-content/uploads/2016/11/exames-dra.png

EXAMES E PROCEDIMENTOS REALIZADOS






• Endoscopia Digestiva Alta com Biopsia e Pesquisa de Helicobacter Pylori
• Colonoscopia com Biopsia
• CPRE
• Retirada de Polipos (Polipectomias)
• Mucosectomias
• Colocação de Balão Intragástrico (Para Perda de Peso)
• Ligadura de Varizes Esofágicas
• Esclerose de Varizes Esofágicas
• Hemostasia de Lesões Sangrantes
• Dilatação de Estenoses ou Anastomoses
• Colangiopancreatografia Endoscópica com Retirada de Cálculos e Papilotomia

CONHEÇA UM POUCO MAIS


Endoscopia
Digestiva Alta



É um exame que permite ao médico examinar o revestimento interno (a mucosa) da parte superior do trato gastrointestinal que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno.

Através da introdução de um tubo flexível (endoscópio) introduzido pela cavidade oral é possível realizar detalhada avaliação da mucosa, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.

Antes de seu uso, todos os endoscópios passam por rigorosos processos de desinfecção.

A endoscopia digestiva alta é utilizada, principalmente no auxílio diagnóstico e tratamento de algumas doenças que causam dor abdominal, náuseas, vômitos, queimação retroesternal, dificuldade ou dor para a deglutição e na hemorragia digestiva.

Os sintomas acima podem aparecer em grande número de doenças benignas ou malignas e, muitas vezes, o exame endoscópico é imprescindível para o diagnóstico ou tratamento.

A endoscopia digestiva alta permite o tratamento de várias patologias como a ressecção de pólipos, o tratamento de varizes esofagianas, a retirada de corpo estranho, dilatação de segmentos estenosados e colocação de balão para tratamento da obesidade.

A endoscopia é um exame seguro e as complicações decorrentes são raras porém todo o paciente deve estar ciente das possibilidades delas ocorrerem, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. Complicações maiores são extremamente raras e incluem reações medicamentosas, sangramento, perfuração, complicações cardíacas e pulmonares. Nossa equipe e nossa estrutura hospitalar está equipada para tratá-las prontamente.


Como se preparar ?


Colonoscopia


A colonoscopia é um exame que permite ao médico examinar o revestimento mucoso do intestino grosso e da porção final do intestino delgado. O exame é realizado com um videoendoscópio flexível introduzido através do ânus com a finalidade de diagnosticar doenças, remover pólipos ( pequenos nódulos, benignos ou malignos) e realizar biópsias.

A colonoscopia é utilizada no auxílio diagnóstico de algumas doenças que causam dor abdominal, diarréia, constipação e sangramento intestinal e na prevenção do câncer de intestino.

O preparo intestinal é fundamental para um bom exame. O intestino deve estar totalmente livre de resíduos fecais sólidos e o resíduo líquido deve estar claro e transparente. Para tanto, além de uma dieta especial é necessária a ingestão de laxantes e líquidos.

A maioria dos medicamentos de uso contínuo deve ser tomada após o exame. Algumas medicações como hipoglicemiantes orais e insulina podem necessitar de ajustes. Siga rigorosamente as instruções médicas. Os anticoagulantes devem ser suspensos com dias de antecedência. Entretanto é fundamental que esta interrupção seja feita apenas após o conhecimento do seu médico.

Apesar de todos os cuidados tomados algumas complicações leves podem ocorrer. A incidência geral de complicações é rara em torno de 1:1000 exames. Complicações maiores são raras e incluem reações medicamentosas, complicações cardíacas e pulmonares. A perfuração intestinal pode ocorrer em 0,1% das colonoscopias diagnósticas e 0,3% das colonoscopias com procedimentos terapêuticos. Sangramentos em pequena quantidade podem ocorrer e são controlados durante o exame.


Como se preparar ?


CPRE
Colangiopancreatografia
Retrógrada Endoscópica

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica também conhecida como CPRE, é um exame endoscópico realizado com auxílio de imagem radiológica. É indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung).

As principais manifestações das doenças que causam lesão nos ductos pancreáticos e biliares são icterícia (olhos e pele amarelada), dor abdominal, febre, e alterações nos exames laboratoriais.

Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores biliares (colangiocarcinoma), tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doença crônica parenquimatosa do fígado e estenoses (estreitamentos) inflamatórias ou pós-cirúrgicas das vias biliares.

A CPRE é realizada em uma sala cirúrgica equipada com aparelho de raios X e um duodenoscópio. O duodenoscópio é um tubo flexível que possui na sua extremidade uma fonte de luz e uma câmara de vídeo, que transmite as imagens para um monitor.

Este aparelho permite o uso de acessórios de endoscopia para coleta fragmentos de tecido (biópsias) e para realizar procedimentos, como a retirada de cálculos das vias biliares durante o exame.

Este exame é sempre realizado sob anestesia geral efetuada por anestesiologista, o que reduz significativamente o desconforto que lhe pode estar associado.

As complicações relacionadas à CPRE são pouco frequentes, mas icluem pancreatites (inflamação do pâncreas), infecções (por exemplo colangite), hemorragias e perfuração intestinal.

A realização de uma CPRE requer um período prévio de jejum, que será informado no momento da marcação do exame.

Antes de agendar o exame, o paciente terá uma consulta com o médico endoscopista onde terá oportunidade de esclarecer todas as dúvidas relacionadas a este exame.


Para realizar este exame é necessário uma consulta prévia com o médico especialista.


PRÉ-AGENDAMENTO DE EXAMES

Clique no botão ao lado, faça o pré-agendamento de seu exame e aguarde a nossa ligação confirmando seu horário.

A sólida parceria com a
Clínica Imagem e a Coris
possibilita que a Endogastro
ofereça uma estrutura mais
completa e compartilhada,
o que a coloca entre as mais
modernas instalações de
endoscopia digestiva diagnóstica
e terapêutica do Sul do Brasil.

Consultórios

Rua Menino Deus, 63 - 5o andar
Sala 506 - Florianópolis - SC
CEP 88020-210
Fone (48) 3224 8899

Exames

Rua Menino Deus, 63
Clínica Imagem - 2o Andar
Florianópolis - SC
CEP 88020-210
Fone (48) 3229 7777
WhatsApp (48) 9 9842 5522

Copyright by NeogenBr 2016. All rights reserved.